Astrônomos localizam 12 asteroides próximos à Terra para mineração espacial

Astrônomos localizam 12 asteroides próximos à Terra para mineração espacial

Já faz algum tempo que algumas companhias espaciais — e até mesmo a própriaNASA — vêm estudando a possibilidade de se lançar à mineração espacial, com o objetivo de explorar asteroides próximos à Terra para a obtenção de recursos como metais preciosos e grandes depósitos industriais.
E um grupo de astrônomos da Universidade de Strathclyde, no Reino Unido, identificou 12 asteroides que podem ser “rebocados” para órbitas próximas ao nosso planeta, afirmando que inclusive já contamos com a tecnologia necessária para isso. Os pesquisadores avaliaram uma lista com quase 10 mil asteroides, selecionando aqueles cujas órbitas podem ser desviadas mais facilmente.

Candidatos

Os astros selecionados se encontram a aproximadamente um milhão de quilômetros da Terra, e segundo os astrônomos, para desviá-los seria necessário alterar suas velocidades em apenas 500 metros por segundo, e os foguetes atuais seriam suficientes para proporcionar o impulso necessário. A estimativa é de que essas rochas espaciais — com diâmetros entre 2 e 5 metros — demorem entre 3 e 7,5 anos para serem trazidas próximo ao nosso planeta.
No entanto, apesar de terem identificado os 12 asteroides, os astrônomos britânicos deixariam os trabalhos de mineração por conta das empresas e agências espaciais interessadas em obter recursos naturais extremamente valiosos como o ouro, por exemplo. E se os cientistas estiverem corretos sobre os cálculos apresentados, a mineração espacial — com potenciais ganhos de bilhões de dólares — pode ter início ainda na próxima década.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.