Homenagem ao SBT #32Anos





O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) é uma rede de televisão aberta brasileira, fundada em 19 de agosto de 1981 pelo empresário e apresentador de televisão, Silvio Santos. A TV Studios (que era conhecida pela sigla TVS), no Rio de Janeiro foi o passo fundamental para dar vida a emissora e durou de 1976 à 1987. Atualmente, é a terceira maior rede de televisão do país em audiência e arrecadamento, atrás apenas da Rede Globo e da Rede Record.
Possui nove emissoras próprias. São elas: SBT São Paulo, SBT Rio de Janeiro, SBT Brasília, SBT Centro-Oeste Paulista, SBT Interior Paulista, SBT Interior Araçatuba, SBT Pará, SBT Porto Alegre e SBT Nova Friburgo.
A emissora possui um dos maiores complexos televisivos da América Latina, o CDT da Anhanguera, que está localizado no quilômetro 18 da Rodovia Anhanguera, em Osasco (SP), ocupando uma área de 231 mil metros quadrados.
Em 1981 Silvio Santos recebeu a concessão para formar a sua rede de televisão. Ele já possuía um canal na cidade do Rio de Janeiro desde 1976, a TV Studios. A primeira transmissão da emissora foi no dia 19 de agosto, exibindo ao vivo a cerimônia de assinatura do contrato de concessão direto de Brasília.
Em 1994 deu início a construção do CDT da Anhanguera, o mais arrojado empreendimento realizado pelo Grupo Silvio Santos, um investimento na ordem de 120 milhões de dólares. As instalações da emissora eram divididas em cinco pontos por são Paulo, sendo eles: Vila Guilherme; Rua Camarés; Teatro Silvio Santos; Teatro Ataliba Leonel; Sumaré e Anhanguera. Isso dificultava muito as operações da emissora e um local que pudesse centralizar, facilitaria para os funcionários e para administração da rede. Em 1996 o CDT da Anhanguera foi inaugurado no dia do aniversário dos 15 anos.
Em 2001 alcançou quase 47 pontos de média e picos de 55 na final do reality show Casa dos Artistas, o maior índice de audiência de sua história.2 Este programa teve outras três edições, duas em 2002 e uma em 2004. A partir desse ano a emissora desiste de produzir o programa devido a vários processos judiciais movidos por acusação de plágio da produtora Endemol.3 Em 1995, foram 42 pontos de média exibindo uma partida de futebol válida pela Copa do Brasil.2
Após 25 anos com exclusividade nos seriados Chaves e Chapolin, o canal Cartoon Network em 26 de outubro de 2011 comprou a exibição das atrações na TV paga.4
Em 2013 a emissora anunciou que seu faturamento em 2012 havia ultrapassado a marca de R$ 1 bilhão de reais, valor nunca antes atingido, em grande parte devido ao sucesso da novela infantil "Carrossel", que propiciou lucros multibilionários à emissora. Glen Valente diretor comercial da rede disse que ela cresceu 10,3% segundo dados da empresa Intermeios.5 A emissora possui mais de 1.278.000 seguidores na rede social Twitter sendo reconhecida com o selo azul de autenticidade.Já no Facebook é a rede de televisão aberta com maior número de amigos em sua fan-page oficial reconhecida pelo mesmo:mais de 1.652.000 sendo a primeira emissora aberta brasileira a receber o selo azul de autenticação.
O SBT, logo de início, aproveitou vários programas da extinta Rede Tupi. Silvio Santos, sempre dedicou-se aos programas de auditório e por isso, criou-se uma tradição desse formato na emissora. O Programa Silvio Santos é a atração mais duradoura da emissora e já era consagrada no Brasil desde 1962, ano que o apresentador iniciou sua carreira na televisão.
As atrações constituem-se de programas de auditório, realities, game shows, telejornais, programa jornalísticos, programas infantis, séries, desenhos animados, filmes, talk shows e telenovelas.
Alguns importantes nomes da comunicação já apresentaram programas na emissora, como: Flávio Cavalcanti; Gugu Liberato; Hebe Camargo; J. Silvestre; Jacinto Figueira Júnior; Murilo Néri; Sérgio Chapelin; Wilton Franco e muitos outros. Alguns programas apresentados por esses artistas fizeram grande sucesso, como: Programa Flávio Cavalcanti, Viva a Noite, Hebe, Show sem Limite, Aqui Agora, O Povo na TV e vários outros.

Programas infantis (1981-presente)

O SBT herdou um grande acervo de desenhos animados da TVS e se tornou referência com esse formato de programa de televisão voltado às crianças com estreia do Bozo em 1981, atingindo, por quase 10 anos, um grande sucesso. A Vovó Mafalda, um personagem do programa e que fez muito sucesso entre o público infantil e Sérgio Mallandro com o Oradukapeta também se destacaram. A partir do final da década de 80 e início dos anos 90, o SBT passou a lançar programas infantis apresentados por Simony, Mara Maravilha, Mariane Dombrova, Angélica, Eliana, Jackeline Petkovic e desde 2003 esse formato de programa passou para o comando de crianças como: Jéssica Esteves, Kauê Santin, Priscila Alcântara e Yudi Tamashiro. Atualmente os palhaços Patati Patatá,Bozo,Vovó Mafalda e os atores-mirins Maísa Silva, Matheus Ueta, Ana Vitória Zimmermann e Jean Paulo Campos estão no comando. Dentre os programas infantis que a emissora já produziu e produz até hoje estão

Programas humorísticos (1981-presente)

Os primeiros programas humorísticos do SBT foram produzidos para aproveitar o elenco da Rede Tupi. A principal atração do gênero no início do SBT era o Reapertura, uma remontagem do Abertura, RCTV e Rede Cangalhas com elenco encabeçado por Geraldo Alves, Tutuca e Maria Teresa Fróes. O SBT atualmente não reprisa mais programas do Chespirito, como El Chavo del Ocho e El Chapulín Colorado. Atualmente produz apenas o A Praça é Nossa como programa humorístico, mas já produziu outros programas como: Veja o Gordo; Meu Cunhado; Ô… Coitado!; Câmera Café; Dedé e o Comando Maluco; Escolinha do Golias e Sem Controle.

Telenovelas

 Ver páginas anexas: Lista de telenovelas e séries do SBT, Lista de telenovelas mexicanas transmitidas pelo SBT e Lista de telenovelas reprisadas no SBT
O SBT é bastante conhecido por transmitir no Brasil as telenovelas mexicanas exibidas pelo Canal de las Estrellas, do Grupo Televisa, que é a principal rede de televisão aberta do México. Dentre as principais telenovelas do Canal de las Estrellas exibidas pelo SBT, destacam-se: Rebelde; A Usurpadora; Mais de A Usurpadora; A Feia Mais Bela; Maria do Bairro; Marimar; Amor Real; A Madrasta; Maria Mercedes; Esmeralda; O Privilégio de Amar; As Tontas Não Vão Ao Céu; Luz Clarita; Rosalinda; Carrossel; O Direito de Nascer; Chispita, Os Ricos também Choram e Gotinha de Amor.

Originais (1990-presente)
Na década de 90, o SBT exibiu a novela Brasileiras e Brasileiros com enfoque na vida social dos pobres. Em 1994 o diretor Nilton Travesso entra para a emissora e restaura o núcleo de teledramaturgia. Nesse período, se destacam as requintadas produções de época As Pupilas do Senhor Reitor, Sangue do Meu Sangue, Os Ossos do Barão e a contemporânea Razão de Viver.6 A aquisição de textos argentinos e mexicanos promoveu a adaptação de inúmeras tramas, entre elas Antônio Alves Taxista, Pérola Negra, Pícara Sonhadora, Pequena Travessa, Marisol, Amigas & Rivais, Amor e Ódio, Canavial de Paixões e Esmeralda.6 Chiquititas e Éramos Seis foram os maiores sucessos dessa época. Enquanto a primeira tornou-se um fenômeno de popularidade entre o público infanto-juvenil, a segunda cativou o público com a emocionante saga de Dona Lola e sua família, na tradicional São Paulo do início do século XX.
Após uma regressão na audiência e, sem emplacar folhetins que alcançassem sucesso, no final de 2008, a autora Íris Abravanel faz estreia como novelista em Revelação. Obra contemporânea e tradicional, apresentou um narrativa recheada de clichês, herança dos tempos de parceria com a Televisa. A inexperiência da autora acabou comprometendo o resultado final da trama, que acabou não emplacando em audiência.
Em 2010, Tiago Santiago estreia escrevendo Uma Rosa com Amor. Tão logo, ele escreve, no mesmo ano, Amor e Revolução com tema sobre a ditadura militar no Brasil. Ao mesmo tempo, a novela exibe um beijo homossexual entre duas mulheres.
Em 2008, após a emissora adquirir um pacote de textos radiofônicos da autora Janete Clair, Iris Abravanel realiza a adaptação da radionovela Vende-se um Véu de Noiva. Em 2012, leva ao ar um remake da mexicana La Mentira, sob o titulo de Corações Feridos.
Estreando em 21 de maio de 2012 a telenovela adaptada por Íris Abravanel, Carrossel conseguindo altos índices no Ibope na Grande São Paulo. Sua maior audiência foi na sua segunda exibição com média de 15,0 e pico de 17,0 pontos. Seu maior recorde negativo foi em 25 de dezembro de 2012 marcando 5 pontos de média (devido ao baixo número de TVs ligadas neste dia), ainda assim ficando à frente da Rede Record e da RedeTV!.
Com o sucesso de Carrossel junto ao público infantil, no dia 15 de julho de 2013, estreou a nova versão do sucesso dos anos 1990, Chiquititas. Íris Abravanel é a responsável pela adaptação que, dessa vez, será ambientada no Brasil e com produção própria.
Mexicanas (2000-presente)
Feito em 2000, o contrato do SBT com a Televisa previa exclusividade na exibição das produções mexicanas e impedia a emissora de produzir novelas com textos brasileiros.13 Em 25 de abril de 2008 foi anunciado a parceria de co-produção com a Rede Record para as novelas La fea más bella e Rebelde durante cinco anos.14 15 Antecipadamente o SBT havia quitado a compra para a versão da telenovela Revelação que foi exibida em 2008.Após o acordo com a Rede Record o SBT fechou contrato com a Televisa até 2015, não havendo pagamento das telenovelas adiante, passando também a adaptar produções originais. Diferentemente do SBT, a Rede Record precisou pagar pela compra dos direitos autorais.16

Transmissões esportivas (1990-2006)



A Portaria 2 do CDT da Anhanguera, localizado em Osasco (SP).
A emissora chegou a transmitir na década de 1990 a Copa do Brasil, Torneio Rio-São Paulo, a Recopa Sul-Americana, a Copa Conmebol, a Copa Ouro, Copa Master da Conmebol, Copa Centenário de Belo Horizonte, Copa Master da Supercopa, Taça Maria Quitéria, Copa dos Campeões Mundiais, Campeonato Carioca, Eliminatórias da Copa, Copa Interamericana e a Copa Mercosul, de 1998.[carece de fontes]
O SBT ainda realizou um campeonato nacional à parte, que contou com a participação de grandes clubes brasileiros, o campeonato foi chamado de Festival Brasileiro de Futebol, mas o campeonato só contou com uma edição, exibido em 1997.
O SBT ainda transmitiu as Copas do Mundo de 1986, 1990, 1994 e 1998. Nesse mesmo ano, interrompeu sua transmissões esportivas e retornou em 2003 com o Campeonato Paulista; Campeonato Sulamericano Sub-20 e o Torneio Internacional do Qatar. A emissora também transmitiu as Olimpíadas de 1988, 1992 e 1996; a Formula Indy, de 1994 a 1996; a Fórmula Mundial, de 1997 a 2000 e o GP Masters, de 2006. Transmitiu também, dentro do Siga Bem Caminhoneiro, os compactos da Fórmula Truck.
Atualmente, a única emissora do SBT a transmitir competições esportivas é a TV Alterosa, de Minas Gerais, que transmite a Copa BH de Futebol Júnior e o Campeonato Mineiro de Voleibol, além de amistosos envolvendo Atlético, América e Cruzeiro.

Parcerias

Desde 2000 a Televisa possui um acordo com o SBT para exibição e adaptação de novelas. Também em parceria com o SBT, a Warner Bros. desde 1988 distribui vários conteúdos para a emissora como desenhos, séries e filmes. Neste contrato a emissora tem prioridade na escolha do produto a ser exibido. O acordo antes entre a Rede Bandeirantes, a Rede Globo negociou os direitos do desfiles das escolas de samba de 2012 com a emissora. Também teve parcerias com Walt Disney Pictures, Universal Pictures, 20th Century Fox, MGM, Nickelodeon Movies e Paramount Pictures.

                                               

#32Anos


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.