Marcas que viraram nome de produtos


Gillette (lâmina de barbear)
King Camp Gillette mandou as tradicionais navalhas para a aposentadoria ao criar a lâmina de barbear descartável no fim do século XIX, muito mais barata e que qualquer um era capaz de manusear para fazer a própria barba. 
O sucesso foi tanto que a empresa fundada por ele se tornou uma gigante, sendo adquirida pela Procter & Gamble tempos depois. Sem contar o fato de, até hoje, Gillette ter se tornado sinônimo de lâmina de barbear em todo o mundo
Miojo (macarrão instantâneo)
O salva-vidas daqueles sem muitas habilidades culinárias ou com preguiça de fazer um jantar mais elaborado, o macarrão instantâneo foi inventado no Japão por Momofuku Ado em 1958 e trazido ao Brasil logo em seguida. 
A popularidade foi instantânea e hoje existe Nissin Miojo de diversos sabores, fazendo a alegria de quem não quer gastar mais do que 3 minutos para preparar uma refeição.
Bom Bril (esponja de lã de aço) 

Não importa o quanto você esfregue, o nome Bom Bril não sai da sua cabeça e muita gente nem sabe o nome do produto. Este é o maior caso de em que a marca é mais forte que o produto. Ai você diria "isso é ótimo para a empresa". Nem tanto.
Você conhece outro produto da marca Bom Bril? Talvez não venha nada em sua mente, mas a empresa possue uma vasta linha de produtos de limpeza geral, mas nenhum consegue ser lider em sua categoria, pois o consumidor se acostumou que Bom Bril só faz Bom Bril.

Leite Ninho (leite em pó)

Toda criança brasileira cresceu tomando aquele pó branco desidratado que milagrosamente se transformava em leite quando misturado com água. As tradicionais latas amarelas ganharam a companhia de diversas variantes, voltadas a recém-nascidos e crianças em crescimento, de acordo com a idade. A concorrência, hoje, é bem acirrada, mas ainda assim o Leite Ninho ainda é reconhecido como sinônimo de leite em pó.

Chiclete (goma de mascar)

Não importa se é um Big-Big, Trident, Ping-Pong ou Ploc: quando você vai comprar goma de mascar, sempre menciona a palavra chiclete, um aportuguesamento de Chiclets, tradicional marca do produto, vendido em coloridas caixinhas, desde 1906.

Band-Aid (curativos adesivos)

Para proteger a pele de pequenos ferimentos, um funcionário da Johnson & Johnson criou, em 1920, um curativo auto-colante, esterilizado e capaz de manter a umidade natural da pele. O envio de milhões de unidades do produto para a Europa na Segunda Guerra Mundial ajudou a popularizar o produto, que é conhecido por esse nome no Brasil, Estados Unidos, candadá e Austrália, independente do fabricante.
Leite Moça (leite condensado)

Ingrediente principal da mais deliciosas sobremesas da cozinha brasileira, o leite condensado da Nestlé é outro produto da empresa suíça que alçou tanta popularidade entre o consumidor que acabou virando sinônimo de leite condensado. Outras marcas conseguiram produzir leites condensados com sabor quase igual, mas o pioneirismo do Leite Condensado Moça o garante como um pilar da culinária brasileira.
Isopor (Poliestireno Expandido - EPS)

Não parece, mas o nome correto daquele material que embala eletrodomésticos e usado para produzir caixas térmicas é poliestireno expandido (EPS), um plástico com propriedades isolantes, resistente a impactos, leve e de baixo custo. Como ninguém anda por aí dizendo que vai por as bebidas numa caixa de poliestireno expandido, a marca Isopor acabou tornando-se sinônimo desse material tão útil.
Cotonetes (hastes flexíveis)

O produto criado para substituir os palitos envolvidos em algodão para limpar as orelhas e recolher secreções ganhou esse nome de batismo pelas mãos de seu inventor, Leo Gersternzang, para a Johnson & Johnson.

Cândida (Água Sanitária)

Água sanitária é um composto químico de Cloro e água para limpeza e desinfecção de superfícies. É muito utilizada como agente clareador (alvejante) e possui excelente ação bactericida. No Brasil, é popularmente chamada de "cândida" em São Paulo, "Q-Boa" no Centro-Oeste e Nordeste, e "clorofina" no extremo sul do país, nomes que derivam de marcas populares do produto.

Durex (Fita Adesiva)

Fita adesiva é uma fita de pano, papel ou plástico, com uma (por vezes ambas) superfície coberta por uma substância colante, usada para juntar duas superfícies. No Brasil é comum chamar durex à fita adesiva transparente de tamanho padronizado de aproximadamente um centímetro de largura, usada para colar papel ou papelão. O nome de durex teve origem no produto fabricado pela empresa de mesmo nome no Brasil a partir de 1946, nome esse que acabou por se aplicar a todos os produtos semelhantes.

Maizena (Amido de Milho)
Amido de milho é o nome que se dá à farinha feita do milho, e usada na culinária como substituto da farinha de trigo ou para o preparo de cremes, como espessante. Usa-se também a palavra Maizena, derivada do taíno (língua indígena das Antilhas) maís, pelo espanhol maiz, significando "milho graúdo". Até as bolachas de amido de minho são chamadas de bolachas de maizena.
Yakult (Leite Fermentado)
O leite fermentado é um alimento obtido através da fermentação láctea, sendo o leite pasteurizado ou esterilizado, por fermentos próprios. Yakult é uma empresa multinacional japonesa de produtos alimentícios, cujo principal produto é o leite fermentado, muito consumido em todo mundo. O nome "Yakult" deriva de "Jahurto", que significa iogurte em Esperanto. O nome também faz alusão a uma tribo que vivia na região da Sibéria, na Russia, e chamavam-se "Yakutes" sendo que a principal bebida consumida por este povo consistia em leite de égua fermentado.

Sucrilhos (Cereal)
O cereal em flocos, mais conhecido como Sucrilhos Kellogg’s, surgiu de experimentos com a farinha “deixada de molho”. A mascote da Kellogg's, o Tigre Tony (Tony the Tiger), surgiu nos anos 50 e até hoje é usada nas embalagens dos produtos.

Jeep (Veículo Utilitário Esportivo)

Jeep é uma marca registada atualmente em nome da Chrysler LLC Group. O termo jipe virou sinônimo de automóveis destinados ao uso fora de estrada, ou off road, normalmente com tração nas quatro rodas. A palavra jipe é um aportuguesamento do termo em inglês jeep, derivado da pronúncia em inglês da sigla GP, que significa general purpose ou "uso geral", embora essa não seja a origem da marca Jeep.

Danone (Iogurte)
O grupo Danone é conhecido pelos seus produtos lácteos, especialmente pelos iogurtes. É um líquido espesso, branco e levemente ácido, muito nutritivo e, por essa razão, muitas vezes é servido e mesmo vendido misturado com frutas, chocolate ou outro tipo de adoçante. Geralmente, são consumidos pelas suas características de sabor e não pelo potencial efeito benéfico nutricional ou terapêutico.
oddy ou Nescau (achocolatado em pó)
Os brasileiros se dividem entre essas duas marcas, mas na verdade compram uma outra que nem sabem o nome. Toddy é uma linha de achocolatados em pó fabricada pela PepsiCo. A Toddy foi fundada em 1930 pelo porto-riquenho Pedro Santiago. Nos últimos anos a marca vem se modernizando. Nescau é uma marca pertencente à Nestlé. Em 1961, a marca começou a se firmar no mercado brasileiro, com a mudança de fórmula que transformou o produto em instantâneo e enriquecido com vitaminas.

Chocolate do Padre (chocolate em pó solúvel)
Para que faz receitas sabe que o melhor chocolate para fazer bolos ou outras delícias é o do "padre". Mas o tradicional chocolate em pó solúvel da Nestlé nem tem padre, são dois freis na embalagem.

Pyrex (Refratário de Vidro)

Pyrex é a marca comercial usada desde 1915 pela Corning Glass Works para a sua linha de recipientes em vidro borossilicatado destinada ao mercado doméstico. A popularidade desta marca e a sua dominância do mercado ao longo do século XX fez dela uma marca genérica, sinónimo deste tipo de vidro. Os primeiro Pyrex destinavam-se exclusivamente ao forno ou a conter produtos a alta temperatura, não podendo ser sujeitos diretamente à chama. Depois de uma década de investigação, em 1924 foi lançada uma linha de Pyrex resistente à chama.

Catupiry (um tipo de Requeijão)
Muito embora o Catupiry não seja um tipo de queijo, devido a sua popularidade a palavra passou a ser sinônimo de um requeijão muito cremoso, usado como complemento em variadas receitas da culinária brasileira, além de pizzas e pastéis.

Caldo Knorr (Caldo em Cubos)
Knorr é uma marca de gênero alimentício alemã de propriedade da companhia anglo-holandesa Unilever. Com vendas anuais superando € 3 bilhões, a Knorr é a marca mais vendida da Unilever. O Caldo Knorr é um condimento muito usado no preparo de várias receitas, principalmente em sopas e afogados.

Inox (Aço Inoxidável)
O aço inoxidável é uma liga de ferro e crómio que confere uma excelente resistência à corrosão. Foi descoberto por Harry Brearley e são utilizados principalmente para eletrodomésticos, pequenos utensílios domésticos, produção de peças para veículos automotores, edifícios, alimentação, produtos químicos, petróleo, fachadas e placas de sinalização visual.

Lambretta / Vespa / Scooter (Motoneta)
Lambretta foi um modelo de motoneta produzido pela Innocenti entre 1947 e 1971. A produção da Lambretta começou em 1947 na Itália, após um ano de desenvolvimento e testes do protótipo. A Lambretta foi a primeira fábrica de veículos no Brasil, saindo na frente até mesmo da indústria automobilística. Originalmente, qualquer Lambretta saía de fábrica pintada na sua maior parte de branco.
Por uns anos a Vespa foi o nome deste tipo de veículo que hoje é chamada de Scooter

Nescafé (café solúvel)
Eu não compro desta marca, mas sempre que falo que tomo café solúvel as pessoas me olham com cara de interrogação então tenho que fazer parte da maioria que diz Nescafé.

Pinho sol (desinfetante com cheiro de pinheiro)
Não adianta, banheiro tem esse cheiro e nem todo mundo compra desta marca, mas diz que compra pois pensa que este é o nome do produto.

Ray-Ban (óculos escuros)
Hoje nem tanto, mas até o final dos anos 90 quando alguém passava de óculos escuro se dizia "olha o raibam daquele cara!"

Tefal ou Teflon – revestimento antiaderente (politetrafluoroetileno);
Tefal é a marca de panelas com revestimento antiaderente conhecida com Teflon, que por sua vez também é o nome da empresa que faz este tipo de material

Veja (desengordurante multiuso)
Veja é uma espécie desengordurante para várias coisas e é fabricado pela  Reckitt Benckiser.

Pão Pullman (pão de forma)

Sim esses pães também tem um nome específico e não é Pullman.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.