Lua encobre Vênus em fenômeno visto no Brasil


Olhe para o céu. Do lado oeste, o lado que o sol se põe. Você vai ver uma "casquinha" de Lua na fase crescente. E perto dela um pontinho bem luminoso: Vênus.
Como divulgado ontem aqui no blog (veja post anterior), hoje a Lua está em conjunção com Vênus.
Dá para ver também Saturno (mais acima) e Mercúrio (mais abaixo, perto do horizonte). A simulação a seguir mostra as posições relativas dos quatro astros.

Simulação

Experimente observar! Vale a pena!
Acima a minha primeira foto do fenômeno. Vou acompanhar o movimento de Vênus em relação à Lua. Por volta das 19h30min, Vênus estará "coladinho" na Lua, bem ao lado dela. 
Boas observações! 

Mais fotos
Clique!
Por volta das 18h45min (clique para abrir versão maior)

Na imagem abaixo vemos Saturno (acima, alinhado com o topo do prédio) e a Lua e Vênus mais abaixo. O pontinho abaixo da Lua é a estrela Spica, alfa da constelação de Virgem.

Com um pouco mais de tempo exposição e maior abertura, conseguimos ver a "luz cinérea" da Lua, 
Clique!
Vênus "coladinho" na Lua, 19h30min  (Clique para abrir versão maior)

Abaixo a mesma cena acima, mas com um pouco mais de tempo de exposição e abertura. Desta forma, deu para registrar a "luz cinérea" da Lua. Trata-se da região da Lua que deveria ser totalmente escura porque não está recebendo luz solar diretamente mas que conseguimos ver, ainda que de forma muito sutil, porque a Terra rebate a luz solar sobre o nosso satélite. Fenômeno lindo, não? Dá para ver a olho nu. 
Clique!
Registro da "luz cinérea"

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.