OMS nomeia doença ocasionada pelo novo coronavírus



Organização Mundial da Saúde (OMS) deu um nome nesta terça-feira (11) para a doença provocada pelo novo coronavírus, que já matou mais de mil pessoas. Até então denominada de 2019-nCoV, a enfermidade passou a ser chamada de COVID-19.   
O novo nome do coronavírus foi divulgado pelo diretor diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, em uma entrevista coletiva em Genebra, na Suíça.   
“Ter um nome é importante para impedir o uso de outros nomes que podem ser imprecisos ou estigmatizantes”, disse Ghebreyesus.   
A nomenclatura da doença foi escolhida seguindo algumas regras acordadas entre a OMS e outras agências para que o nome não tenha referências a determinados lugares do planeta, animais ou indivíduos. A designação deve ser pronunciável e ter relação com a doença.   
O vírus já recebeu diversos outros nome, de apenas coronavírus até gripe da cobra. A nomenclatura foi decidida pelo Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV).   
Até o momento, a OMS afirmou que o COVID-2019 já matou 1.018 pessoas, além de registrar mais de 43 mil casos da doença confirmados. Grande parte do número de infectados está dentro da China.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.