Não é mais possível rastrear origem do contágio no Brasil, diz ministério


O Ministério da Saúde publicou portaria nesta sexta-feira (20) declarando estado de transmissão comunitária do novo coronavírus (COVID-19) em todo o território brasileiro, o que significa que não é mais possível rastrear a origem do contágio no Brasil. O número de mortos pelo novo coronavírus no Brasil subiu para 11 hoje, com 904 casos confirmados.

Assinada pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, a portaria diz ainda que, para a contenção da transmissão da doença, deverão ser adotadas medidas como o isolamento domiciliar de pessoas com sintomas respiratórios pelo período máximo de 14 dias.

A portaria estabelece que o isolamento somente poderá ser determinado por prescrição médica, considerando os sintomas respiratórios ou resultado laboratorial positivo para o novo coronavírus.

A medida também ressalta que pessoas com mais de 60 anos — que fazem parte do grupo de risco para a doença — devem observar distanciamento social e restringir seus deslocamentos, evitando o uso de transporte coletivo e a participação em eventos esportivos, artísticos ou culturais.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.